quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
O Presépio Português...
Como estamos em época de Natal aqui vim eu fazer o meu "comentáriozinho" ao Natal que se vive hoje em dia... Às vezes, quando estamos nesta época, dou comigo a pensar: "É pá ando aqui eu a receber prendas a festejar o aniversário doutra pessoa!" Realmente hoje em dia toda a gente olha para o Natal como "a época que aparece no fim do ano que nos faz gastar muito dinheiro em prendas e que felizmente é seguida da época dos saldos"! Esse grande senhor de barbas e grande barriga... PAI NATAL... S. NICOLAU... Ora se no Natal festejamos o nascimento de Cristo, o Pai Natal não deveria ser S. José? O tradicional presépio começa a ser trocado por um Pai Natal a trepar uma varanda... Antigamente diziam às crianças que o Pai Natal descia pela chaminé, mas a ganância e a gula no mundo aumentou tanto que a barriga e o saco do velhote já não cabem nela... É possível que num destes anos não seja possível enfeitar o tradicional presépio nas casas por falta de elementos!!! Ainda não calhou a ASAE passar lá e fechar o estábulo por falta de condições. Se isto continua assim, e falando em termos de presépio, os Reis Magos começam também a ter muitas dificuldades em aparecer, uma vez que o oriente anda todo em guerra... E se falarmos em Portugal e assistência social corremos o risco de quererem entregar o Menino Jesus ao seu Pai biológico!!! E aos poucos e poucos vamos deixando de nos lembrar o que é o verdadeiro Natal! Deixamos de fazer uma boa acção no Natal para ir comprar uma prenda a alguém que até nem precisa do que lhe vamos oferecer. Como diziam dois grandes senhores: "O mundo tem recursos suficientes para toda a gente, estão é mal distribuídos!" "Se todas as pequenas freguesias do mundo cuidassem dos seus habitantes não haveria problemas à escala mundial!" Tudo começa quando alguém faz a diferença... Feliz Natal e um Bom Ano Novo!!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Felizmente o vinho está bem mais barato que o petróleo...
Há quem goste de lhe chamar "ouro negro" mas eu pessoalmente refiro-me a ele como "o filho da mãe do petróleo que está bem caro!". É verdade! Antigamente quando passava pelas bombas de gasolina via a gasolina a 100 escudos... Uns anos depois passei a vê-la a 1€ que já era o dobro. E agora continua a subir. Tudo isto porque alguém tirou partido do infeliz acto terrorista do 11 de Setembro de 2001 para iniciar uma "invasão" bastante inteligente aos países das 7 mulheres. Tudo isto porque lá se encontram grandes reservatórios naturais de petróleo... Possivelmente alguns dos maiores em todo o mundo. Já todos perceberam que me refiro ao Sr. George Walker Bush. Para quem não sabe este senhor é o maior accionista de companhias petrolíferas dos E.U.A.! (Há quem diga mesmo do mundo inteiro... não sei bem...) Eu às vezes pergunto-me: "O que é que as tropas americanas ainda andam a fazer no Afeganistão?" É que a jogar às escondidas o Bin Laden derrota claramente o Bush... Agora recentemente apareceu outro senhor: Hugo Chavez, excelentíssimo presidente da Venezuela... Parece que o petróleo vai começar a vir doutro lado... E por que será que tenho a sensação que este senhor vai ter problemas de saúde brevemente? Não sei... Uma morte inesperada e sem causa aparente que não terá absolutamente nada a ver com o facto de extorquir clientela às empresas petrolíferas americanas...
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Eu acho uma piada a isto...
Hoje tirei o dia p'ra vos falar dos "velhotes"! É verdade! Ando eu por aqui na minha vida de estudante nesta "Coimbra bela Coimbra", até que chega aquele dia da semana em que se vai fazer uma visitinha de fim de semana à nossa santa terrinha! Engraçado: mês de Outubro é um mês cheio de actividades culturais programadas pela associação C.C.C. (Centro Cultural de Currelos). Ok chego a casa, jantar (quem me dera conseguir comer assim uma sopa em Coimbra) e lá vou eu até à associação ver um espectáculo de teatro. Quando entro no bar, como diz o outro "Bem, se isto fosse uma discoteca só se dançava com os olhos". Realmente estava cheio de pessoas dos 8 aos 80. Chega a hora de começar o teatro e quando entro na sala estão lá meia dúzia de gatos pingados. Lá bem no escuro começo a reconhece-los: "Olha, é o Pedro! Ah e o Rodrigo. O Filipe, o Tozé, o outro Pedro, a Ana e mais uns quantos..." Isto era eu a pensar claro... E eu continuei a pensar... "É lá mas isto é só a malta entre os 20 e os 30... Onde é que está o resto?" Realmente não apareceu muito mais gente embora o bar estivesse cheio... Bem e diziam eles que nós ainda somos "geração rasca"! Eu cá prefiro o termo "geração à rasca". Dizem eles que "a malta dos skates" só quer boa vida e não fazer nenhum! Talvez isso seja verdade mas parece que a apatia à cultura já se começou a espalhar pelos mais velhos. Já não se importam! Parece que a geração das charruas, aquilo que muita gente chama "a malta rija como ó aço", já só quer chinelinhos nos pés e cartas na mão para jogar uma suecada. Como é que se pode deixar morrer a cultura? É que se perdermos a nossa cultura portuguesa a única coisa que falta para sermos espanhóis é alguém lembra-se de nos vender aos espanhóis... (o que vale é que ainda ninguém se lembrou!)
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Razões que a Razão desconhece: Não o "Como?" mas sim o "Porquê?"
E andava eu há uns tempos numa maré de prosa e poesia, histórias de damas e vagabundos quando dei por mim a pensar: "Bolas tenho que entregar o maldito do texto para o jornal!". O mês passado tinha sido uma história qualquer dum rapaz não sei de onde... O mês anterior uma poesia qualquer provavelmente com algumas crises de puberdade... Depois lembrei-me: "Se calhar este mês p'ra variar vou fazer uma crítica!" . Sim, realmente resultou... Foi "a" crítica, depois veio a outra crítica, seguida da outra crítica e acabei por entrar numa fase bastante crítica... só de críticas... E porque descobri a minha paixão ao escrever (a crítica) lembrei-me de também fazer uma destas coisas chamadas blogs que já são do tempo em que a gasolina custa 1.30€ (xiça...). Espero conseguir actualizar isto tantas vezes como pretendo!!!
Assinar:
Comentários (Atom)
